Nootrópicos

Nootrópicos, também conhecidos como “drogas inteligentes”

A atenção para a saúde e função do cérebro é claramente uma das principais tendências em conscientização sobre a saúde. Indubitavelmente alimentado por fatores sociais tão diferentes quanto o foco crescente das doenças de Alzheimer e Parkinson, para nossas capacidades mentais que podem parecer estar mudando devido à nossa crescente dependência da tecnologia, a saúde do cérebro está em nossas mentes. Ao mesmo tempo, o impulso perpétuo de nossa cultura continua a estimular nosso interesse na vantagem competitiva e na otimização de nossas funções.

O QUE SÃO NOOTRÓPICOS?

Nootrópicos surgiram como uma categoria de agentes usados tipicamente com a intenção de preservar ou melhorar a função cerebral. Em geral, o foco geralmente está no aprimoramento das funções cognitivas executivas, como atenção, memória, habilidades organizacionais e planejamento. Criatividade e motivação são frequentemente motivações também. A lista de potenciais nootrópicos é extensa e continua crescendo. Notavelmente, os nootrópicos estão se tornando uma indústria em expansão, com produtos e publicidade em abundância, todos prometendo dar a você energia mental concentrada enquanto diminui o estresse. Há muita controvérsia sobre esse tópico emergente, por isso é importante que examinemos cuidadosamente a ciência e a segurança desses agentes.

Nootrópicos existem e são usados na cultura popular em muitas formas e em muitas fontes há anos. A maioria de nós ganhou um impulso em um momento ou outro, se não em uma base diária com a cafeína em nosso café ou chá. E ouvimos os benefícios de suplementos como ginkgo biloba, óleos de peixe, mirtilos (antocianinas), 5-HTP, SAMe e GABA por anos também.

Aqui estão alguns outros agentes menos conhecidos, não-farmacológicos ou não sintéticos que também estão ganhando atenção e tração.

Os 5 principais nutrientes / adaptogênicos para seu cérebro

  1. HUPERZINE-A

Huperzine-A é um extrato de ervas que funciona no cérebro como um inibidor da acetilcolinesterase e é, portanto, eficaz como um estimulador cognitivo e um agente neuroprotetor.

A acetilcolinesterase quebra a acetilcolina no cérebro. Inibir esta desagregação aumenta a quantidade de acetilcolina disponível, que é o neurotransmissor essencial na função cognitiva e na aprendizagem. Aumentar a acetilcolina ou diminuí-la é o principal alvo de agentes farmacológicos utilizados no tratamento da demência de Alzheimer.

Huperzine-A está sendo usado em misturas cerebrais devido ao aumento do potencial e da ausência de efeitos colaterais em estudos até o momento. (4)

Dose de Huperzina-A: As doses típicas são de 50 a 200 mcg por dia. (5)

  1. ACTIONPRO

Ao longo das linhas de promover ainda mais a atividade colinérgica (atividade cerebral estimulada pela acetilcolina), além de reduzir a quebra da acetilcolina, também podemos aumentar a quantidade de colina no cérebro via actionpro (glicerofosfocolina).
O action pro é encontrado em uma variedade de alimentos ricos em colina, mas pode ser suplementado em doses mais altas, pois é conhecido por seus efeitos cognitivos. Um benefício adicional é que aumentou a produção de energia em atletas.

Action pro funciona na dose correta: A dose mínima típica estudada que demonstra benefícios cognitivos é de 1.200 mg diários divididos em 400 mg 3 vezes ao dia.

  1. BITARTARATO DE COLINA

O bitartarato de colina é outra maneira de aumentar os níveis de colina, melhorando o desempenho cognitivo e a memória. Além disso, deve-se notar que a colina tem as vantagens adicionais de ser um potente anti-inflamatório e anti-oxidante.

Dose de bitartarato de colina: Os benefícios gerais de saúde começam a ser registrados em doses mais baixas, como 250-500 mg, mas os aumentos nootrópicos podem exigir doses mais altas, como 1-2 gramas diárias.

  1. BACOPA MONNIERI

Bacopa monnieri é uma erva comumente usada na medicina ayurvédica que promove a longevidade, além de melhora cognitiva. Embora os efeitos tendam a aumentar com o tempo, em vez de serem observáveis mais imediatamente, um benefício adicional é que ele tende a reduzir mais imediatamente a ansiedade e a elevar a depressão enquanto você espera. (10)

O único efeito adverso observado até o momento é que pode causar dor de estômago e náusea, que pode ser diminuída com a ingestão de alimentos. Parece funcionar reforçando a proliferação de dendritos nos neurônios, que são os ramos das células cerebrais que transmitem os sinais dos neurotransmissores, como a serotonina e a acetilcolina.

Dose de Bacopa monnieri: A dose padrão do extrato é de 300 mg (com teor de bacoside de 55%). (10)

  1. YAMABUSHITAKE (MANO DO LEÃO)

O Yamabushitake, também conhecido como cogumelo Mane do Leão, parece ser uma ajuda cognitiva promissora, além de sua capacidade conhecida de modular e apoiar o sistema imunológico. O Yamabushitake parece funcionar de várias maneiras, inclusive aumentando a expressão do fator de crescimento do nervo (NGF), melhorando a mielinização (o revestimento protetor e condutivo das células nervosas) e a proteção contra a morte das células nervosas.

Dose de Yamabushitake / Lion’s Mane: A única dose estudada parece ser de 1000 mg (extrato de 96% de pureza) três vezes ao dia. A ansiedade e a depressão diminuíram em doses ainda mais baixas (2 g por dia).

BENEFÍCIOS DO NOOTRÓPICO

Estes nootrópicos acima, assim como muitos outros, são formas potenciais de beneficiar a saúde do cérebro, melhorar as funções cognitivas, melhorar o desempenho intelectual e promover outras áreas, como a saúde do sistema imunológico, a estabilização do humor e até mesmo o atletismo.

PRECAUÇÕES ANTES DE USAR NOOTRÓPICOS

Antes de tentar nootrópicos, sugiro que você comece limpando sua dieta e hábitos de vida para remover coisas que são conhecidas por reduzir o desempenho cognitivo. Se você ainda estiver inclinado a experimentar estes ou outros suplementos que estimulem o cérebro, comece com uma dose baixa para assegurar a tolerância e aumentar lentamente. Um processo chamado titulação, deve sempre ser empregado com suplementos para encontrar a melhor dose para você como indivíduo.

Na Parsley Health, sugerimos que qualquer suplementação seja parte de um programa bem planejado e personalizado, executado em coordenação com um médico para assegurar adequação, eficácia e, acima de tudo, segurança.

Embora muitos desses agentes pareçam seguros atualmente, essa ainda é uma ciência emergente. Muitos dos dados disponíveis são baseados em estudos em animais, e não em humanos, ou a quantidade de dados disponíveis é muitas vezes escassa. Trabalhe com seu médico para usar os melhores e mais confiáveis recursos para ficar por dentro das últimas informações disponíveis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE NOOTRÓPICOS

    • O excitante e crescente campo da nootrópica oferece uma ampla gama de benefícios, desde melhorias na saúde mental até melhorias no desempenho mental e atlético.
    • Não há atalhos para a agudeza mental e, em vez de lhe dar força mental, os nootrópicos podem aumentar a força mental que você já construiu.
    • Enquanto a maioria dos nootrópicos parece ser segura, esta ainda é uma ciência emergente. Trabalhe com seu médico para orientá-lo quando se trata de dosagem para suas necessidades específicas.

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