Crossfit: Dicas importantes para iniciantes

 

Crossfit Dicas importantes para iniciantes

O crossfit é um treinamento de força e condicionamento realizado pelas unidades militares que vem ganhando popularidade. Ele consiste em movimento naturais e funcionais, como ginastica olímpica, levantamento de peso olímpico e atividades de condicionamento metabólico.

A finalidade deste programa é desenvolver múltiplas capacidades físicas, podendo ser praticado por qualquer pessoa, independente de idade ou nível físico.

A modalidade vem conquistando adeptos por todo o mundo e, com isso, muitas pessoas começaram a fazer essa atividade física sem nenhum tipo de preparo. Como o crossfit requer atividades de altas densidade e treinos pesados, muita gente tem sofrido lesões por não ter conhecimento sobre os limites do próprio corpo.

Para você que quer ficar longe dessas lesões, preparamos algumas dicas para te ajudar na hora de começar a praticar o crossfit.

Lembrando que nada substitui um bom treinador, pois ele irá preparar um treino voltado para a sua necessidade, sem exageros e no seu ritmo, prezando sempre pela sua evolução.

Procure um Box

O Crossfit é uma marca de uma empresa norte americana, por esse motivo somente algumas academias e ginásios conseguem utilizar o nome dessa modalidade, pois eles pagam royalties pro dono da marca. No Brasil, o local de treinamento é chamado de box.

Então, a primeira coisa a fazer, assim que você decidir iniciar nessa atividade física é procurar uma Box oficial.

No site da CrossFit Inc. você vai ter acesso a um mapa do mundo todo, onde contém os locais que possuem autorização para realizar esse treino. Só no Brasil existem mais de 600 academias destinadas a prática do crossfit.

Procure uma Box que você se identifique, que possua bons treinadores, coach’s e pessoas ativas, pois você passará uma parte do seu tempo interagindo com essas pessoas, então é necessário que você sinta-se confortável no ambiente.

Consulte um médico

Antes de começar a praticar qualquer atividade física é preciso consultar um médico, com o crossfit não é diferente. Como já foi falado, o treino pode ser feito por qualquer pessoa, mas há exceções que precisam ser adequadas.

Pessoas que possuem algum tipo de limitação são aconselhadas a não realizar alguns movimentos, mas adaptações podem ser realizadas. Até existem pessoas com problemas cardíacos e portadores de necessidades especiais que praticam crossfit.

Consultar um médico vai determinar se você é apto ou não, além disso a consulta vai auxiliar o seu treinador a elaborar um treino especifico para você.

Não esqueça o aquecimento

É de conhecimento geral que você não pode começar a praticar qualquer tipo de atividade física sem aquecer o seu corpo, pois esse aquecimento é o que te mantém longe das lesões musculares.

No crossfit o aquecimento tem uma importância ainda maior, pois ele irá te ajudar na hora de realizar os movimentos que o treino exige, que são bem vigorosos e intensos.

Realize aquecimentos que trabalhem os movimentos funcionais de todo o seu corpo. É importante que esse aquecimento esteja atrelado ao treino que irá acontecer em seguida, assim você terá um melhor desempenho no crossfit.

Realize treinos consistentes

treino crosfit

Quando você começar a praticar o crossfit não é necessário seguir o cronograma padrão, pois é bem provável que ele exija demais de você que é um iniciante nessa modalidade.

O mais importante é você seguir um ritmo que esteja dentro da sua capacidade, com treinos firmes e que estejam de acordo com as suas necessidades musculares. E claro, nunca fique muito tempo sem treinar.

Atenção na técnica

tecnicas de cross fit

Como um iniciante no crossfit, você deve focar em realizar todos os exercícios da melhor maneira possível, fazendo uma boa execução de todos os exercícios que são passados.

Alguns movimentos podem parecer chatos, mas eles não são feitos por acaso, de alguma forma eles vão te ajudar a ter maior flexibilidade, por isso não pule as etapas.

Não esqueça que sua evolução depende da evolução da sua técnica. Quando você progredir em uma técnica, seu preparador vai direcioná-lo para a próxima etapa do treino, então não tenha pressa.

Conheça os seus limites

Na Box você vai ver pessoas fazendo vários movimentos sensacionais, mas não se esqueça que tudo isso levou algum tempo.

Assim, evite ficar fazendo comparações entre o seu nível e de outras pessoas. Os seres humanos são diferentes e levam tempos diferentes para se adaptar a coisas novas. Lembre-se que competir é algo saudável, mas tudo dentro dos limites.

Não force seu corpo a treinamentos que você não tem ainda resistência física para fazer. Não treine descontroladamente achando que irá evoluir dessa forma, pois seu desempenho vai cair e as chances de lesões acontecerem são enormes.

Escute seu treinador

Quando você inicia em qualquer tipo de atividade física, todo mundo tem algum conselho para oferecer como na calistenia, e no crossfit não é diferente.

Mas para se manter seguro é necessário que você ouça somente o que seu treinador tem a dizer. Surgiu alguma dúvida sobre algum movimento? Pergunte ao seu treinador.

Seu preparador é a pessoa mais indicada para te ajudar a fazer os exercícios, a ensinar técnicas e a cuidar do seu desenvolvimento, pois ele quer mantém você distante de lesões futuras.

As pessoas querem ajudar, mas muitas informações podem te deixar confuso e fazer com que você cometa erros que podem comprometer sua integridade física e até de impedir de praticar o crossfit.

Acompanhe seu progresso

o que e crossfit

Marque seus tempos e cargas, assim você vai conseguir acompanhar o seu progresso e se aperfeiçoar.

É motivador ver que agora você consegue fazer Overhead Squat com cargas oficiais, coisa que no começo você não conseguia fazer, pois não tinha habilidade nem para se agachar direito.

Acompanhando seu progresso você consegue comparar e identificar a sua evolução.

Desafie você mesmo

Quando você superar seus limites não pare por ai, se desafie. O seu principal adversário é você mesmo.

No crossfit sempre há algo novo para aprender e aperfeiçoar. Ultrapassar uma barreira nos treinos, não deve te impedir de conseguir atravessar outra.

Seu coach vai perceber quando você superar os exercícios passados e vai exigir mais de você.

Invista numa alimentação saudável

É necessário que a sua dieta esteja atrelada aos seus objetivos. Para realizar uma sessão de crossfit você vai precisar de força, então aposte em uma alimentação que seja rica em nutrientes.

Tomar um shake de proteína depois do treino diminui a chance de perda muscular e te ajuda a se recuperar para o próximo dia de crossfit.

De toda forma, você vai precisar reeducar a sua alimentação, não tem saída, então consulte uma nutricionista.

Se mantenha hidratado

Toda atividade física exige que você se mantenha hidratado e não é nenhuma novidade. Como o crossfit possui exercícios de uma intensidade enorme, é importante que você faça a ingestão de água antes, durante e depois dos treinos.

A hidratação mantém seu metabolismo equilibrado e garante que você permaneça queimando gordura.

Descanse

O crossfit já exige bastante de você, pois ele faz com que seus músculos funcionem de forma intensa, então logo você vai precisar de descanso para que eles se recuperem. Não ignore a importância dos dias de descanso.

Para diminuir a dor que você sentirá depois dos treinos de crossfit, você pode fazer alguns exercícios de alongamentos, que irão relaxar os seus músculos.

Aproveite as dicas e se aventure nesse novo vício chamado: Crossfit.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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